Mais de metade dos alunos do 9º ano chumba na 2ª fase a Português ou Matemática

Metade dos alunos do 9º ano terminou o 3º ciclo com negativa no exame nacional de Matemática neste ano letivo 2108-2019 . A Português foram 27% ( quase um terço ).

A média nacional a Português foi de 57% e a Matemática de 47% – os dois resultados apenas desceram um valor percentual relativamente aos registados no ano passado.

As pautas dos exames do 9º – os únicos do ensino Básico que o Governo manteve na avaliação externa – foram afixadas esta terça-feira. As provas contam 30% para a classificação final dos alunos e de acordo com o Júri Nacional de Exames 8% dos alunos (7243) chumbaram a Português e 34% (30785) reprovaram a Matemática.

No total, os exames foram realizados por 90545 alunos, em 1232 escolas em todo o país. As provas foram corrigidas por 4088 professores classificadores.

 

Cursos com saídas profissionais

A Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência atualizou a informação relativa à taxa de desemprego dos cursos superiores.

Engenharia informática, Engenharia Física, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Geológica e Minas, Engenharia Micro e Nanotecnologia, Medicina, Enfermagem, Economia e Matemática, eram alguns dos cursos, em destaque, que em 2015, não registavam qualquer desempregado inscrito em Centros de Emprego .

 Ao todo, são 37 os cursos que reportam taxa de desemprego de 0%, de acordo com a atualização mais recente divulgada no Portal Infocursos.

Esses 37 cursos correspondem apenas a 2,7% dos 1.381 cursos com registo válido na Direção Geral de Ensino Superior, em dezembro do ano passado, mas muitos outros têm taxas de desemprego muito baixas, como poderás verificar na base de dados que é disponibilizada no referido portal. Desta lista de 37 cursos, 10 apenas são lecionados em instituições privadas.

O que é afinal a matemática

O que é afinal a matemática e qual a sua relação com o mundo físico? Será apenas um instrumento útil criado por nós, uma linguagem artificial que nos permite descrever, prever e construir objectos e fenómenos? Ou, como pensavam os pitagóricos, Platão, Galileu, Kepler, Newton, Einstein e boa parte da física contemporânea, haverá uma conexão mais profunda entre a matemática e o Universo, sendo este intrinsecamente matemático na sua essência última e sendo assim a matemática o próprio código segundo o qual o próprio Cosmos se encontra escrito? Será essa a verdadeira explicação para o facto de a matemática funcionar tão bem e ser tão universal, tanto em termos da pura ciência teórica como relativamente às suas aplicações tecnológicas? Será essa a razão que justifica que todas as leis da Natureza, todos os padrões, regularidades e constantes que descobrimos no Universo e na Arte possuam uma estrutura matemática? Eis o Grande Mistério da Matemática.

8 Dicas para cuidar da sua boca no Natal

O Natal está a chegar e com ele, dias de alegria, celebração, encontros com familiares e amigos, comidas de negócios…, isto é, compromissos que tornam inevitável sair da rotina e comprometer alguns excessos que podem afetar nossa saúde e a de nossos dentes. Por este motivo, da Clínica do Marquês, damos-lhe algumas dicas básicas, para evitar riscos e cuidar da sua saúde bucal nesta data festiva que é o período do Natal. Ler Mais…

Fases de tratamento ortodôntico com Invisalign

Se está a pensar em melhorar o seu sorriso, pode optar por um tratamento com alinhadores invisíveis – Invisalign-.

É um sistema de ortodontia altamente estético baseado em talas removíveis que realizam pequenos movimentos gradualmente para conseguir um sorriso estético e funcional.

É um tratamento eficaz que é indicado para corrigir praticamente qualquer problema de alinhamento ou mordida dos dentes.

Depois de ter tomado a decisão de ter um sorriso perfeito e escolheu Invisalign para alcançá-lo, quais são os passos que irá seguir ao longo do tratamento? Ler Mais…

Início do ano letivo 2017-2018

Iniciou-se, o ano letivo 2017-2018.  Mais um ano dedicado à nobreza  do conhecimento e ao prazer de adicionar saber, mas também um ano de ” luta ” e trabalho para alcançar os objetivos.

Albert Einstein

Albert Einstein

Continuaremos este ano a formar uma equipa de dois elementos; o explicador e o aluno para atingirmos o sucesso em conjunto .

Albert Einstein disse um dia que

 o único local onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário ” .

Acreditamos, como Einstein que o sucesso é possível, através do empenhamento e dedicação.

Quantum-Explicações abre as suas portas neste ano letivo, mais uma vez para formar uma equipa vencedora nas diversas áreas dos saberes para as quais temos uma competência distintiva provada pelo nosso passado, nomeadamente nas àreas de matemática, físicaquímicageometria descritivaeconomia, Português e línguas estrangeiras,  quer do ensino superior, quer do ensino secundário, quer ainda do ensino básico.

Bom ano escolar e bom sucesso para todos os estudantes Portugueses.

Um ano de 2017 de sucesso para os estudantes Portugueses

O Quantum-Explicações deseja a todos os estudantes, seus familiares e amigos, um ano de sucesso, nas vossas vidas.Ano novo

Aos alunos, sugerimos que em 2017, levem a sério o que um dia Albert Eistein escreveu :

” O único local do mundo, em que o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário “

Portanto estudem com empenho, leiam aquele livro que sempre tiveram  vontade de ler e nunca arranjaram  um tempo para o fazer, saiam com a vossa família, divirtam-se com os vossos amigos e trabalhem com lealdade e afinco.

Indubitavelmente que o T de trabalho vem antes do S de sucesso, mas de facto só no dicionário.

Sejam felizes com a emoção do conhecimento e da cultura.

Explicações às crianças lá em casa sobre a ida ao dentista

Se os adultos a experiência de ir ao dentista, normalmente, resulta ser agradável, para uma criança pode parecer muito pior. Portanto, a ajuda dos pais em casa é vital. Hoje vamos dar algumas dicas sobre o como explicar aos filhos em casa sobre a ida ao dentista.dentista crianças

Em casa, os pais devem transmitir confiança e ensinar a criança que ir ao dentista é bom para ele. Nunca deve usar o dentista como uma ameaça. Não é incomum em casa escapar algum comentário do tipo “Se não escovar os dentes, vai ter de ir ao dentista.” A criança provavelmente fica com a ameaça de que ir ao dentista dói. Quando o dia chegar, não irá associar o dentista como punição, portanto está mais predisposto para ir de livre vontade cooperar em tudo.

A melhor maneira de motivar a criança a escovar os dentes é o exemplo. Nada melhor do que escovar os dentes juntos em casa. Aprender é imitação. Se lhe for dada uma escova de dentes da criança, enquanto escovar os dentes adultos a criança vai tendem a imitar o adulto. Se a criança é pequena, menos de 6 ou 7 anos de idade, ele não pode deixá-lo a responsabilidade de escovação. Ou seja, temos de deixá-lo escovar primeiro e depois o pai deve rever e limpar os dentes toda criança corretamente.

A partir de três anos de idade, a criança tem todos os dentes na boca, deve fazer a primeira visita ao dentista. Mesmo sem cárie, uma visita ao dentista a cada seis meses permite que a criança a conhecer-nos e conhecer a clínica. Então, vamos evitar o medo do desconhecido. O dia em que precisa de tratamento, se necessário, gerir o seu comportamento será muito mais fácil.

Se já tem uma cárie, tem que explicar em casa o que vai fazer, mas numa língua que compreenda. Evitar por todos os meios dizer as palavras, agulha, sangue, dor. Nós vamos lidar com o filho para não ver ou entender nada sobre essas coisas, então essas palavras não deve ouvir em casa, e perdemos credibilidade.

Muito reforço positivo para recompensá-los. Nada como uma promessa de que o vai levar para o parque, ao cinema ou a um sítio que realmente gosta, se ele se comporta bem. Mas deve-o fazer, porque se não vai deixar de acreditar na próxima vez.

Por último artigo, a Fada dos Dentes também pode ser útil. Se a criança é muito jovem e não pode entender que precisa está lá para reparar os dentes. Ele pode explicar em casa que precisam de dentes de fixação para a fada dos dentes para pegar. É a melhor maneira de ver o dentista como uma ajuda para conseguir algo que ele almeja.

Se deseja organizar uma visita para o seu filho ao dentista visite a Clinica do Marquês em Lisboa e marque a sua consulta pelo tel:211 977 188. Estamos na Rua Braamcamp 14, r/c esq1250-050 Lisboa.

Carta de agradecimento de alunos do ensino secundário

Esta é a oportunidade ideal para agradecer por tudo aquilo que fizeram por nós, por tudo o que nos ensinaram em aula e também por tudo de bom que as vossas posturas sérias, honestas e éticas sugeriam a todos nós.

Acreditamos que as vossas vidas sejam bastante complicadas, com tantas coisas a ensinar, com tantas provas para corrigir, com toda a preocupação em saber se os vossos ensinamentos foram assimilados e conjugar tudo isto com as vossas vidas pessoais, não é tarefa fácil.

Cremos que sejam poucas as profissões que exigem tanto de alguém como o ensino, pois a vossa tarefa não termina quando o sinal sonoro indica o fim da aula e isso torna a vossa função como um verdadeiro sacerdócio. Temos consciência que por vezes não sabemos reconhecer ou dar o devido valor ao enorme esforço e dedicação que tiveram para conosco.

Sabemos que a vida de professor é muito sacrificada, muito trabalho, muito stress, pouco respeito e muito pouco dinheiro. No entanto queremos que esta lembrança, fique na vossa memória, que sirva de inspirição e consolo, que seja como uma renovação da vossa esperança latente, de que todo o vosso trabalho não foi em vão. Somos fruto do vosso árduo, nobre e sagrado trabalho.

Muito obrigado a todos … Pelo vosso empenho, paciência e dedicação ao longo desta caminhada.

Com admiração e gratidão.

Dos vossos alunos do CSH 2010/2011/2012

 

 

 

 

 

 

” Carta de Agradecimento ” de alunos  a um dos explicadores ( e a todos os professores ) do Quantum-Explicações, na qualidade de professor da turma dos mesmos, que aqui reproduzimos